Como o halving do Bitcoin afeta seus investimentos?

moeda de bitcoin com correntes em volta

Navegue pelo conteúdo

O halving é um processo inevitável e de extrema importância para o Bitcoin. Criado em 2008 junto com o BTC pelo anônimo Satoshi Nakamoto, esse fenômeno ocorre a cada quatro anos no sistema do Bitcoin para garantir a escassez do ativo e assegurar o caráter inflacionário da criptomoeda.

Mas você sabe o que o halving tem a ver com o preço do Bitcoin? Como essa relação pode afetar seus investimentos?

Ao longo da história do Bitcoin, podemos notar uma relação entre os ciclos de halving e o preço do BTC, sobretudo quando nos aproximamos na metade do ciclo, ou seja, dois anos antes do próximo halving.

Por isso, pode ser interessante para a análise e planejamento que investidores saibam como interpretar a importância do halving para os fundamentos do Bitcoin e como o sentimento do mercado pode ser abalado quando nos aproximamos desse evento. Então, continue a leitura porque neste artigo vamos explorar tudo isso.

Diversifique sua carteira na Coinext.

O que é halving?

O halving é um código programado no sistema do Bitcoin, que diminui pela metade a emissão de novas moedas pagas como remuneração aos mineradores.

Os mineradores são os responsáveis pela mineração do BTC, que é o processo de geração de novos blocos nos quais são registradas as transações realizadas na rede Blockchain do Bitcoin.

O halving é o processo que faz com que, a cada 210 mil blocos, o número de bitcoins que podem ser minerados em um bloco seja reduzido pela metade.

Não há uma precisão exata para quando esse evento ocorre, mas como a velocidade de geração dos blocos é estável, o halving tende a acontecer a cada quatro anos. O último halving aconteceu em maio de 2020 e o próximo será em 2024.

Esse fenômeno é de extrema importância, pois existe para controlar a oferta de BTC no mercado e manter a moeda escassa ao longo do tempo.

Como o halving pode afetar seus investimentos?

O impacto que o halving pode ter nos seus investimentos é, na verdade, uma consequência de uma relação indireta que esse evento possui com o preço do Bitcoin, relacionada à oferta e à demanda pelo criptoativo.

Sendo assim, o halving de forma isolada não afeta o preço do Bitcoin, já que esse evento envolve apenas o aspecto da oferta da criptomoeda no mercado.

Mas a diminuição frequente na oferta de novas moedas a cada ciclo de halving, aliada à crescente demanda pelo BTC na sociedade, se torna uma combinação muito positiva para o preço do ativo, o que colabora para uma maior valorização do ativo. Ou seja, são fatores que precisam ser considerados na hora de entender se vale a pena comprar Bitcoin

Invista em criptos de forma segura.

Relação entre os ciclos de halving e o preço do Bitcoin

Quando analisamos o desempenho do Bitcoin de forma histórica, percebemos uma relação entre os ciclos de halving e o preço do BTC, que auxilia investidores na análise da cotação da criptomoeda.

Analisando os halving passados, nota-se que cada ciclo inclui três fases: um rali de recuperação de dois anos, depois uma corrida de alta de um ano, seguida por um mercado de baixa de 12 meses.

De fato, 2021 foi um ano de alta para o Bitcoin. Já em 2022, estamos vendo uma grande queda do BTC, que abre margem para uma recuperação no próximo ano e um possível cenário de alta após o halving de 2024.

Logo, se essa tendência histórica se repetir, podemos esperar novas altas do Bitcoin a partir do ano que vem, à medida que nos aproximamos do halving de 2024.

No entanto, é preciso considerar que não há como prever os movimentos futuros do Bitcoin e de qualquer outra criptomoeda, sobretudo porque o mercado cripto já amadureceu bastante desde o último halving e o contexto da mineração já não é mais o mesmo. Além disso, outros fatores envolvendo a economia mundial também estão exercendo forte pressão no preço do Bitcoin.

Portanto, a análise fundamentalista sempre deve vir acompanhada de uma análise técnica e de uma boa visão do momento do mercado como um todo, para servir como um apoio para que investidores façam um planejamento mais claro e assertivo.

Lembre-se: o passado de uma criptomoeda não reflete em uma certeza sobre seu futuro, pois o mercado está em constante mudança.

Esteja sempre se atualizando e estudando e nisso nós podemos te ajudar. Continue acompanhando os conteúdos do Se torne investidor para aprender mais sobre investimentos e sobre o setor de criptoativos!

Invista em criptomoedas de forma segura. Abra sua conta agora.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.