3 pensamentos bobos que te impedem de investir melhor

mulher com cara de assustada em fundo cinza

Navegue pelo conteúdo

Oito em cada dez brasileiros ainda investem na poupança, mesmo com outras opções de investimentos com maiores retornos e as vezes com a mesma segurança. Veja os 3 pensamentos que te impedem de investir melhor o seu dinheiro.

Estamos a cada dia mais próximos de um Brasil em que a maior parte da população poupa e investe algum dinheiro, só que este não é o único desafio.

 

 

Os atos de poupar e investir nem sempre são o suficiente para fazer com que o seu patrimônio evolua com o passar do tempo.

 

 

A forma mais eficaz de aumentar o seu patrimônio de forma rápida, é aumentar a sua rentabilidade ou seja investir melhor o seu dinheiro.

 

 

Chega de pensar em poupança como forma de investir o dinheiro, isto é uma forma de se limitar e sabotar sua vida financeira

 

 

Além de acreditar que a poupança é um bom investimento, vários outros pensamentos surgem e acabam impedindo você de investir melhor.

 

 

Veja 3 pensamentos que te impedem de investir melhor e sair da poupança:

1. Preciso de muito conhecimento para investir melhor!

homem preocupado em frente ao computador investindo

Ouço muito esta desculpa nos comentários dos inscritos do canal e amigos mais próximos, acredito que você já pensou nisto ou pode concordar com esta afirmação.

 

 

Mas saiba que isto é mito!

 

 

 

Alguns tipos de investimentos podem ser complexos ou até terem linguagens desconhecidas para você, mas tudo isto é uma aparência que o mercado financeiro quer deixar.

 

 

 

Infelizmente o mercado financeiro por muito tempo estampou a impressão que os melhores investimentos são para as pessoas ricas, grandes gestoras de fundos, instituições financeiras ou para economistas e analistas de mercado, algumas formas que utilizaram para fazer isto são:

 

 

 

  • Muitas burocracias e processos para acessar o mercado financeiro;
  • Linguagem de difícil compreensão (economês);
  • Valores altos para iniciar; 
  • Sistema centralizado em grandes instituições financeiras

 

Porém este mercado financeiro não existe mais, com o avanço da era digital e as criações de conteúdos acessíveis pela internet, trouxeram milhões e milhões de investidores pessoa física que não eram especializados para este mercado e esta procura por plataformas e formas de investir mais acessíveis, trouxeram novas empresas e instituições financeiras interessadas em facilitar este mercado financeiro.

 

 

 

Hoje facilmente você consegue assistir um vídeo didático no YouTube ou acessar um blog te ensinando sobre o mercado da bolsa de valores, como investir no exterior, etc…

 

 

 

Além dos livros cada vez mais didáticos sobre o assunto, em geral está muito fácil aprender sobre novas formas de investir o dinheiro e formas estas que podem mudar completamente sua vida financeira!

 

 

 

Por isto, busque conhecimento, leia livros, assista vídeos, acesse sites e blogs e participe de palestras sobre o assunto, isto com certeza vai te ajudar a aprender mais de como investir melhor.

2. Precisa de muito dinheiro para investir melhor

homem contando dinheiro

Acreditar na história que somente com muito dinheiro é possível ter bons retornos financeiros ou buscar novas rentabilidades só vai te levar a um único lugar: Estaca ZERO!

 
 
Com a evolução digital dos bancos e corretoras que passaram a ser praticamente 100% digital e com a nova era de zeragem de tarifas e o Open Banking estando cada dia mais próximo, nunca esteve tão barato usar uma conta bancária, serviço financeiro ou investimento.
 
 

Muitas corretoras atualmente são taxa zero para tudo e além de liberarem investimentos com poucos valores. Facilmente com trinta reais, vinte reais ou até menos, é possível investir em ações, Fundos Imobiliários, CDB’s, Fundos de Investimentos entre outros.

 

 

Não precisa ficar acumulando dinheiro em casa ou na poupança para começar a investir melhor, comece com o pouco que tem em mãos mesmo, o importante é você começar a investir melhor!

 

 

A rentabilidade de investir em ações é a mesma se você comprar cem ações ou se comprar apenas uma, os investidores milionários não estarão ganhando mais do que você, só porque tem mais dinheiro para comprar mais ações, na verdade, eles estarão tendo o mesmo retorno, a diferença é que ele comprou mais ações, mas entenda: a rentabilidade, crescimento e dividendos será o mesmo que para você que comprou apenas uma ação.

 

 

Então tenha o foco de começar mesmo com pouco, comprando 1 ou 2 ações por mês, quando menos esperar, estará com a mesma quantidade que os investidores milionários!

3. Vou esperar o momento certo de entrar

aplicativo de investimentos

Muitos investidores que desejam entrar no mercado de renda variável acabam ficando nesta espera interminável de aparecer a hora certa de investir, como se existisse a hora certa de entrar em algum investimento, pois saiba que não existe!

 
 
Por mais que analistas de mercado sinalizem momentos bons para compra ou venda de ações, ou economistas falem de cenários positivos para tal tipo de investimento, uma coisa contraria todas estas visões e acabam afirmando que não há momento certo para entrar: Os altos e baixos do mercado

 

 

Não adianta ficar esperando tal investimento ficar “barato”, porque quando ele ficar barato, virá acompanhado de várias notícias preocupantes e justificativas de porquê está barato, e com isto você terá medo de entrar, ou, no cenário contrário o investimento está em alta e muitas notícias dizendo que poderá acabar esta alta e você poderá entrar na hora errada, o famoso “chegar no final da festa”, neste cenário é comum ficar com medo de entrar e o investimento começar a cair.

 

 

Ou seja, sendo subindo ou caindo, sempre teremos medo de entrar, por isto não crie esta limitação de esperar o momento certo, porque não existe!

 

 

O momento certo de entrar é agora, tenha o pensamento do investidor a longo prazo.

 

 

O investidor a longo prazo quando escolhe algum investimento, ele decide investir para o resto da vida naquele investimento que escolheu, sendo assim ele vai comprar em vários períodos de alta e também vários períodos de baixa, neste caso ele construirá um preço médio dos seus investimentos, esta média geralmente vai ter preços baratos de épocas que o investidor pagou barato e preços altos de momentos que o investidor pagou mais caro.

 

 

Esta média quanto mais antiga, mais tendência de estar abaixo de momentos de mercado em alta, ou seja mesmo entrando em momentos que parecem estar “caros” com a continuação de aportes constantes esta primeira “entrada cara” se tornará insignificante

 

 

Por isto a dica é, se tem um dinheiro guardado que deseja investir melhor, não pegue ele todo de uma vez e transfira para o investimento que rende mais, faça isto gradativamente, coloque todo mês um pouco, porque em cada mês o cenário econômico estará de um jeito, ou seja momentos de baixa e momentos de alta.

 

 

Com o passar do tempo, você verá que a média das entradas que você fez, estarão abaixo quando o mercado começar a subir.

Além destes pensamentos, existem muitos outros que fazem a gente ficar estagnado e não investir melhor o nosso dinheiro, abordei mais alguns outros neste vídeo:

Espero que a partir desta leitura, você esteja preparado para criar uma nova fase em sua vida financeira.

 

 

Desejo muito sucesso nesta jornada! 

 

 

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.