Evite perder dinheiro por não ter previdência privada

casal branco feliz e brincando com os dois filhos um menino e outra uma menina

Navegue pelo conteúdo

Por investbruno



Muita gente ainda tem uma ideia errada de que a previdência privada é um produto ruim, que não rende nada e só dá dinheiro pra quem vende. Isso pode até ter sido verdade em algum momento da história, mas hoje o cenário é completamente diferente.


Concorrência


Com o surgimento das corretoras e seguradoras independentes, a oferta do produto ficou muito maior, forçando os competidores a melhorar a qualidade e reduzir, ou até extinguir taxas.

Uma das taxas tão mal faladas na previdência é a taxa de carregamento. Esta é uma taxa absurda que era cobrada pelos bancos antigamente. Funcionava assim: Ao colocar 100 reais na previdência você automaticamente já pagava 5 reais de taxa (aproximadamente). Não faz sentido nenhum pagar isso aí, tanto que hoje essa taxa praticamente não existe mais.

Fique atento: Alguns planos ainda cobram essa taxa, principalmente na saída. Não aceite pagar taxa de carregamento, sempre questione antes de contratar.

Benefícios

As pessoas acabam ficando com esses problemas do passado na cabeça e acabam se esquecendo do novo cenário e das formas que podem se beneficiar deste produto. Vou citar algumas aqui:

  • Você pode trocar de estratégia a hora que quiser
    Sim, você pode trocar de um fundo de previdência de renda fixa, para um multimercado ou um de ações quando quiser, sem pagar impostos. Em qualquer outro produto que não seja isento, isto é impossível.
  • Você não paga come-cotas
    Talvez hoje você invista em bons fundos multimercados, mas acaba pagando aquele imposto chato de 6 em 6 meses, o chamado come-cotas. Tenho uma boa notícia para você: São grandes as chances de que você encontre o mesmo fundo dentro da estrutura de Previdência Privada…. E, na previdência não existe cobrança de come-cotas. O quanto isso não pode fazer diferença, considerando juros sobre juros, durante muitos anos?
  • Não entra em inventário
    Com um planejamento bem feito, a família pode suportar um momento difícil com um fôlego financeiro. Se a pessoa que possui o plano de previdência vier a falecer, os beneficiários recebem o dinheiro em até 30 dias após enviarem a documentação, sem a necessidade de passar por todo o procedimento de inventário
  • Pague menos impostos na sua declaração
    Para quem faz a declaração completa e contribui para um regime de previdência social, o PGBL pode ser uma boa pedida. Você pode colocar até 12% da sua renda anual no PGBL, então este valor entrará como mais uma dedução na sua declaração de I.R., diminuindo o valor do imposto que você pagaria naquele ano. Tenha cuidado: investir em PGBL estando fora destas regras pode te causar prejuízo.
  • Pague apenas 10% de I.R.
    Se você optar pela tabela regressiva e ficar 10 anos com o seu aporte, este valor pagará apenas 10% de imposto de renda sobre o lucro (caso você tenha escolhido um VGBL). Esta alíquota tão baixa não existe em nenhum produto que não seja isento.

Quer entender sobre a previdência privada com mais detalhes? Acesse o artigo “Como investir em Previdência privada”.

Espero que as informações aqui contidas te ajudem de alguma forma!

Até a próxima!

Se você gostou das dicas, basta continuar acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.