Como contestar uma compra no cartão de crédito?

imagem de mulher olhando para o celular em frente a janela

Navegue pelo conteúdo

Já comprou um produto pela internet, mas ele nunca chegou ao seu endereço? É por esse e outros motivos que a contestação de compras no cartão de crédito é uma opção disponibilizada por instituições financeiras para seus clientes.

Basicamente, podemos dizer que a contestação é uma medida utilizada para que o cliente possa reaver seu dinheiro em situações específicas, como a citada anteriormente e até mesmo quando uma compra não reconhecida aparece na fatura do cartão de crédito.

Confira em detalhes o que é e como contestar uma compra no crédito.

Como fazer a contestação de compra no cartão de crédito?

A primeira medida a ser tomada antes do cliente contestar a compra, é contatar a loja na qual a compra foi realizada para entender o ocorrido e solicitar o estorno do valor pago pelo produto. Caso o problema não seja resolvido, é necessário fazer a contestação pelo aplicativo ou telefone do banco em questão.

Cada banco ou instituição possui seus próprios protocolos, no entanto, na maioria dos casos é possível fazer a solicitação diretamente pelo App. Para evitar erros nesse momento, a indicação é que o cliente do cartão entre no site do seu banco e busque conhecer qual a política interna exercida.

Instituição financeira vs. lojas

A contestação de uma compra feita pelo cartão de crédito funciona como uma espécie de disputa. Isso porque após ela ser efetuada, o banco entra em contato com a loja responsável pela compra para que ela reembolse o valor pago.

Caso a loja comprove que não houve falhas por parte dela, a cobrança feita é mantida na fatura e o cliente deve arcar com o seu pagamento. Agora, se o banco conseguir provar o prejuízo, é realizado o estorno da compra.

Em quais situações é possível fazer a contestação? 

Compras feitas a partir do uso do cartão de crédito podem ser contestadas em alguns casos, principalmente quando existe qualquer tipo de desacordo comercial entre o cliente e a empresa. 

Vale frisar que de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem um prazo de 7 dias para desistir de uma compra, seja ela física ou online, e solicitar o estorno no valor da fatura.

Dados para contestar compras no cartão de crédito

Para solicitar a contestação de uma compra no cartão de crédito, é necessário ter em mãos os seguintes dados: 

  • Data da compra;
  • Valor da compra;
  • Loja em que a compra foi feita;
  • Motivo da contestação.

Como cancelar uma compra que não foi entregue?

Se você realizou uma compra e não recebeu o produto em questão, é seu direito receber o estorno do valor. Nesse caso, basta entrar em contato com a loja responsável e solicitar o estorno na sua fatura.

Qual o prazo para contestar uma compra?

Como citamos anteriormente, o prazo geral para que uma compra seja contestada é de 7 dias. No entanto, diversas instituições permitem que seja possível fazer a contestação em até 90 dias após a realização da compra. Após esse período não é mais possível contestar.

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.