O Bitcoin é uma moeda virtual – a primeira criada no mundo – e pode ser usado para a compra de serviços, produtos e quaisquer outros itens em estabelecimentos que aceitem ser pagos com ele.
O Bitcoin é negociado na internet em uma rede própria, o Blockchain: um banco de dados onde são registradas todas as transações Bitcoin entre os participantes da rede.
Cada transação de bitcoin é feita entre os membros, registrada através de um software e também por membros mineradores, que verificam cada transação.
Validadas as transações, são inseridas em blocos de transação, daí o nome Blockchain, a cada 10 minutos, quando são criados novos blocos. Por conta dessa validação, nunca foi possível fraudar Bitcoin.
Os Bitcoins de cada usuário são armazenados em carteiras digitais, onde é possível transferir e acessar as moedas. Elas são, basicamente, programas e softwares instalados em computadores e celulares.
Um dos pilares do Bitcoin e das criptomoedas é a criptografia: uma camada de segurança online que dificulta bastante qualquer tipo de fraude. Por isso, o Bitcoin é considerado seguro.