Todos tem uma duvida: o Bitcoin foi inventado ou descoberto? Inicialmente essa pergunta parece simples. Obviamente o Bitcoin foi inventado, não?
O Bitcoin pode parecer “novo”, mas na realidade ele é a culminação de um processo de mais de 30 anos de um grupo de pessoas interessadas por criptografia e privacidade. São os chamados “cypherpunks”.
O Manifesto Cypherpunk data de 1993, na tentativa de solucionar a questão de transmissão de valor com privacidade e sem a necessidade de um validador externo de confiança.
Em 1997, Adam Back criou o Hashcash, um mecanismo anti-spam que gerava um custo (de tempo e poder computacional) para enviar um e-mail, tornando os spams economicamente inviáveis
Em 2004, Hal Finney criou a prova de trabalho reutilizável (reusable proof of work, RPOW em inglês), baseado no Hashcash. RPOW eram tokens criptográficos que só podiam ser utilizados uma vez.
Em 2005, Nick Szabo publicou a proposta para o “bitgold” sem limite de tokens, imaginando que as unidades seriam valoradas de de acordo com a quantidade de processamento computacional utilizado.
Em 2008, o pseudônimo Satoshi Nakamoto publicou o artigo do Bitcoin, que cita diretamente tanto o bitgold como o Hashcash.