Maior criptomoeda do mundo, o Bitcoin, é alvo de diversos investidores por causa de suas características únicas e, claro, por sua impressionante valorização. Desde 2015 o ativo subiu mais de 8.000%.
Apesar dos números impressionantes, atualmente o mercado cripto ainda traz consigo uma grande correlação com outro mercado de risco: o de ações, em especial de empresas de tecnologia.
Entre as empresas negociadas nas bolsas tradicionais, a Apple se destaca com maior valor de mercado. Desde a volta de seu fundador Steve Jobs à companhia, em 1997, Ela se valorizou mais de 94.000%.
Por outro lado, analisando apenas os últimos sete anos, os papeis da Apple subiram cerca de 600%, ainda longe do desempenho do principal ativo digital do mundo.
Os dois ativos perderam valor em 2022: o BTC caiu 37% e a Apple perdeu 22% do seu valor. Apesar do desempenho pior neste ano, o Bitcoin ainda está no início da sua adoção e pode trazer retornos maiores.
A comparação entre os dois ativos, não faz muito sentido técnico, já que estão em diferentes setores, com diferentes níveis de maturidade e várias outras diferenças.
Mas, na hora de escolher em qual ativo apostar, é importante lembrar que ganho passado não garante lucro futuro, como quaisquer investimentos, seja em Bitcoin, seja em ações da Apple, ou em ambos.