Sinistro: entenda o que é e saiba como ele funciona

Imagem de homem que bateu o carro ligando para o seguro

Navegue pelo conteúdo

Quando o assunto é seguro, existem alguns termos que o contratante deve conhecer para ter melhor entendimento sobre quais seus deveres e diretos durante a contratação, o sinistro é um deles, inclusive, um dos mais populares. Você já ouviu falar? 

Neste artigo, você confere em detalhes o que é sinistro e entende como ele funciona. 

O que é sinistro?

Segundo o que está imposto na cartela da Superintendência de Seguros Privados, o sinistro é a ocorrência do risco coberto durante o período de vigência do plano de seguro. Em outras palavras: é quando acontece qualquer evento que está previsto pela apólice de seguro, como um acidente ou furto do veículo, por exemplo.

Outro exemplo prático é quando seu carro é roubado e você não contratou a cobertura para roubo ou furto, logo, evento ocorrido não pode ser considerado um sinistro, pois os prejuízos não estarão cobertos pelo seguro.

Tipos de sinistro

Existem duas formas para receber a indenização da seguradora em casos de sinistro, a parcial ou integral. Conheça cada uma delas a seguir:

Sinistro com perda parcial

A indenização parcial acontece quando o valor dos danos não passa de 75% da avaliação do carro, do contrário, passa para a ser configurado como perda total.

Após ser feita uma avaliação para verificar o custo para o conserto dos danos e onde ele será consertado, a seguradora irá se responsabilizar pelo reparo do veículo, ficando o segurado responsável pelo pagamento da franquia, que é a participação do segurado nos prejuízos.

Sinistro com perda total

Sinistro com perda total é quando os danos causados aos veículo foram muito graves, e o custo do conserto for superior a 75% do valor do veículo. Nesse caso, a seguradora arcará com o prejuízo integral, já que o carro sinistrado foi configurado como perda total.

Importante: caso seu veículo foi roubado e antes de você ser indenizado o carro for localizado com danos, será feita a mesma análise se o valor do conserto atinge ou não 75% do valor do veículo.

O que fazer em caso de sinistro?

Ao sofrer algum acidente, roubo ou outro tipo de incidente, é preciso entrar em contato com a seguradora o mais rápido possível para que ela indenize os prejuízos decorrentes do sinistro conforme as coberturas indicadas na apólice do produto.

Com o contato feito, sua seguradora irá te auxiliar nas informações para preenchimento do Aviso de Sinistro. Conheça algumas dicas e saiba como agir em cada situação.

Roubo de carro

O primeiro passo nessa situação é ligar para a polícia e fazer imediatamente o boletim de ocorrência (B.O.). Somente após acionar a polícia que você deve avisar seu corretor e a seguradora para a análise das coberturas.

Colisão do carro

Se você bateu seu carro, entre em contato diretamente com a seguradora para que o veículo seja guinchado. Após isso, os profissionais irão fazer a vistoria na oficina para análise dos danos.

Bateram no meu carro e sou o terceiro

Se seu veículo foi atingido, mas você não teve culpa do acidente, você será considerado o “terceiro” para a seguradora e terá direito à cobertura pelo seguro do motorista que provocou o acidente.

Nesse caso, anote os dados do motorista que provocou o acidente. Quanto mais dados você coletar, melhor. Confira os principais:

  • Nome completo;
  • Endereço;
  • Placa do veículo;
  • Carteira de habilitação;
  • Dados do seguro.

Dica

Contratar qualquer tipo de seguro é uma forma de garantir a proteção dos seus bens e até mesmo da sua vida em casos de acidentes. Mas para conseguir arcar com o valor mensal sem afetar as suas finanças, é necessário ter um bom planejamento financeiro.

Recupere o controle das suas finanças e tenha uma relação melhor com o seu dinheiro! Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Assine nossa newsletter

Deixar o seu e-mail aqui te deixa um pouco mais perto da independência financeira. Bora enriquecer?

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.