Planejamento Financeiro: como fazer e organizar as finanças

Planejamento Financeiro: como fazer e organizar as finanças

Navegue pelo conteúdo

O planejamento financeiro é uma maneira de controlar as nossas finanças e evitar prejuízos e erros no futuro. Realizando isso será possível planejar os nossos objetivos, pois controlar os gastos é essencial para ter uma vida pessoal e empresarial próspera. Contudo, os brasileiros têm muita dificuldade para organizar as finanças, por isso veja como fazer e organizar as finanças.

A dificuldade para lidar com dinheiro é comum e muita gente não sabe regular e acaba se tornando um endividado. E as consequências disso em nossa vida será imediata, visto que terá que adiar vários sonhos e projetos para quitar a dívida, ou seja, a dívida é sinônimo de atraso.

Portanto, aprender como fazer um planejamento financeiro se torna algo muito importante. Deste modo, preparamos um post em forma de guia para fazer o planejamento financeiro.

O que é planejamento financeiro?

A princípio, o ele nada mais é do que organização das finanças pessoais, uma ferramenta necessária para alcançar nossas metas e sendo uma proteção para o futuro. Um dos pilares é a disciplina e o autocontrole, já que será preciso ter cuidado e foco em prol dos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

O sucesso financeiro gira em torno destes pilares que vão determinar a boa gestão das finanças. Uma vez que uma estratégia não deve jamais ser seguida apenas por uma semana, sendo que ainda falta o restante do mês. Sem contar que algo para se tornar concreto levam-se meses e anos.

Nesse sentido, o planejamento financeiro a longo prazo deve dicar de olho na aposentadoria isso é de extrema importância. Quando jovens não imaginamos que envelhecemos e para garantir tranquilidade neste momento da vida é de suma importância? Todavia, para realizar essa organização será necessário fazer uma avaliação, anotar todos os rendimentos, fontes de renda, previsão de renda nos próximos meses.

Em seguida será o momento de traçar os próximos passos fazendo um planejamento com os principais objetivos de curto, médio e longo prazo. Agora, você terá o controle de gastos, eliminará as despesas desnecessárias e conseguirá manter uma reserva de emergência.

Como fazer o planejamento financeiro?

Em primeiro lugar é conhecer as suas finanças atuais, pois assim será possível diagnosticar e analisar a sua situação atual. Comece o seu planejamento anotando todos os seus gastos em uma planilha, caderno ou bloco de anotações. Com estes dados será o ponto de partida para começar a traçar as suas metas.

Anote todos os gastos mensais, incluindo aquele docinho depois do almoço e café no final da tarde. Suas despesas fixas e variáveis, as dívidas acumuladas e investimentos. Além disso, não esqueça do quanto você recebe mensalmente, incluindo o trabalho fixo e horas extras. Logo em seguida execute uma adequação e calcule o custo de vida e a sua renda.

Como adequar custo de vida com a minha renda?

Quando já temos todos os nossos gastos e rendimentos anotados, podemos saber quanto gastamos por mês. Logo, precisamos descobrir a quantia necessária para viver de forma confortável, isso se chama de custo de vida. Ele é um cálculo que permite alcançar o equilíbrio financeiro.

Pegue as suas anotações e coloque no papel os gastos mensais em cada um destes gastos básicos:

  • Moradia;
  • Alimentação;
  • Educação;
  • Transporte;
  • Saúde;
  • Lazer;
  • Outras necessidades.

Por exemplo, somando tudo ficou R$2 mil, este é o seu custo de vida mensal. No seu planejamento você deve adequar as despesas a sua renda. Contudo, para efetuar o cálculo do custo de vida você precisa entender e separar as despesas fixas e variáveis.

Despesas Fixas e variáveis

As despesas fixas são aquelas contas e valores que você precisa pagar mensalmente, onde o valor não varia. Neste caso, internet, academia, parcelas, mensalidade de escola e celular. Na outra ponta está as despesas variáveis, aquelas que os gatos estão sempre presentes, mas que podem mudar o valor de acordo com consumo.

Entra nesta lista contas de água, energia, supermercado, transporte e outras despesas. Somando estas duas despesas temos uma noção de todos os seus débitos e o impacto no seu bolso. Neste sentido, se os seus gastos estão muito acima da sua renda, é o momento de entrar no modo, emergência.

Dado que será difícil poupar dessa maneira. Desta forma será necessário cortar gastos. E adequar o seu custo de vida com a sua renda, para isso use a regra gastos essenciais, supérfluos e para futuro. Neste caso, 60% do seu salário será para despesas, incluindo custos variáveis e fixos.

Gastos supérfluos podem ser para o seu lazer, deixando para ele 15%, isso inclui o cinema do final de semana, uma roupa e itens que deseja adquirir. Por fim, reserve o dinheiro do futuro destinando 15% em investimentos e 10% nos seus projetos de médio prazo. Esse será o dinheiro que conseguirá economizar. Deixe de preferência em um lugar seguro, nada de dinheiro no colchão. Existem instituições confiáveis que não cobram taxas e fazem ele render.

Quer entender melhor cada ponto, assista a aula abaixo:

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.