Trabalhadores já podem verificar se têm saldo em contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa Econômica Federal distribuiu R$ 13,2 bilhões para 106,7 milhões de trabalhadores que tinham saldo em contas inativas até 31 de dezembro de 2021. Contudo, para saber tudo sobre FGTS, os saques e consultas, basta continuar lendo este artigo.
O que é FGTS e como funciona?
Em primeiro lugar, o FGTS é um fundo que faz parte de um dos principais direitos garantidos aos trabalhadores com carteira assinada. Neste fundo são depositados mensalmente um valor pelos seus empregadores. Contudo, este recurso é utilizado na maioria das vezes como reserva, onde você pode utilizá-lo em casos de demissão.
Além disso, o trabalhador poderá recorrer a este benefício para incrementar a renda, ou para utilizar para realizar um investimento. Neste sentido, o empregador ao contratar um funcionário deve depositar mensalmente em uma conta bancária da Caixa Econômica Federal.
Se você trabalha com carteira assinada deve ter o seu FGTS, visto que esta contribuição é obrigatória para os empregadores. Para ter direito ao fundo você precisa se enquadrar em algumas regras, a primeira é ser um trabalhador de carteira assinada. Neste caso o trabalhador irá receber no seu fundo cerca de 8% sobre o valor do seu salário.
Além disso, os jovens aprendizes têm direito, mas, os depósitos devem ser cerca de 2% do salário bruto. Os empregados domésticos também recebem o fundo, neste caso o recolhimento é de 11,2% do salário, mas, 8% a título de depósito mensal e 3,2% para antecipação de rescisório.
No entanto, para efetuar o recolhimento o funcionário precisa estar inscrito na Previdência Social e o empregador deve estar matriculado no (CEI), o Cadastro Especial do INSS.
Como sacar e consultar
A princípio os trabalhadores podem sacar o dinheiro do fundo seguindo algumas condições previstas em lei. Neste caso a demissão sem justa causa, aposentadoria, e para compra da casa própria e por doenças graves e em caso de calamidade pública. Você terá direito ao saque em casos de ficar sem depósito por cerca de três anos e na modalidade Saque-Aniversário, sendo um direito anual para sacar parte do saldo.
Para fazer a consulta do FGTS os trabalhadores devem conduzir isso por meio do aplicativo ou através do (internet) banking da Caixa. No aplicativo selecione a opção “Cadastre-se” e preencha os seus dados e faça o seu cadastro e crie a senha de acesso. No aplicativo você conseguirá ter acesso ao extrato do FGTS.
Para realizar o saque o trabalhador deverá levar os documentos de identificação, carteira de trabalho e inscrição no PIS/PASEP. Caso exija documentos específicos você deve conferir o seu caso no site. Depois disso basta ir à Agência da Caixa Econômica Federal mais próxima com os documentos para efetuar o saque.
Veja como antecipar o seu FGTS a qualquer momento.
Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre economia!