Como comprar e pagar boleto com Bitcoin?

imagem de moeda de bitcoin em cima de um cartão de crédito visa e nota de dolar

Navegue pelo conteúdo

Comprar com Bitcoin hoje em dia pode ser mais acessível do que parece e já existem inclusive formas de pagar seus boletos com a criptomoeda, provando que o Bitcoin tem sim valor e utilidade como moeda.

Essa facilidade de utilizar Bitcoin para outras atividades para além dos investimentos é uma consequência da exposição cada vez maior dos criptoativos ao público. 

Governos têm adotado Bitcoin como moeda legal e como recurso aceito para pagamentos de impostos, enquanto empresas de todo o mundo estão explorando novas iniciativas integrando a moeda digital. 

Se você tem curiosidade e vontade de começar a pagar suas contas e compras do dia a dia com Bitcoin, veio ao lugar certo. Neste artigo, vou te contar o que e onde você consegue comprar com Bitcoin e o passo a passo para pagar boletos com BTC.

O que e onde dá para comprar com Bitcoin?

É possível utilizar Bitcoin para realizar suas compras em diversos setores e estabelecimentos, inclusive no Brasil. Estão inclusos alimentação, games, viagens, roupas, imóveis e lazer. 

Em El Salvador, país no qual o Bitcoin é moeda legal desde 2021, unidades de McDonald’s e Pizza Hut já aceitam o criptoativo como pagamento por seus lanches. 

No Brasil, a rede de supermercados Shibata, em São Paulo, também permite compras com Bitcoin. Esses são só alguns exemplos do que e onde podemos comprar com Bitcoin

No entanto, como infelizmente ainda não é muito comum encontrarmos lojas que aceitam criptomoedas em solo brasileiro, há a possibilidade de utilizar gateways de pagamento ou plataformas que vendem gift cards por criptomoedas, que podem ser utilizados em outras lojas e apps populares, como iFood, Netflix, McDonald’s e Americanas, por exemplo.

Como pagar boleto com Bitcoin?

No Brasil, não há bancos que permitam aos seus clientes pagar suas faturas diretamente com criptomoedas. 

Por isso, para pagar boleto com Bitcoin você precisará escolher um gateway, plataforma que funciona como intermediária do pagamento. Alguns exemplos de sites que disponibilizam esse serviço no Brasil são a Kamoney e a PagueComBitcoin.

Nessas plataformas você consegue realizar outros tipos de operações com Bitcoin, como recarga de celular, transferências bancárias e compras de gift cards. Algumas delas aceitam também pagamentos com altcoins.

Cada plataforma possui suas especificidades e taxas de cobrança pelo serviço, que podem ser uma porcentagem de cerca de 3% do valor ou uma tarifa fixa. Mas, de modo geral, o serviço funciona de maneira bem parecida em qualquer gateway.

Para pagar boleto com Bitcoin siga o passo a passo:

  1. Após escolher um gateway, acesse o site ou aplicativo e procure pelo ícone de pagamentos de boleto. 
  1. Caso seja necessário, faça um cadastro na plataforma antes de utilizá-la. Geralmente esse cadastro é simples e rápido.
  1. Acesse a página para pagar boletos e a moeda Bitcoin (BTC) como meio de pagamento.
  1. Informe os dados referente à fatura, como o código do boleto e data de vencimento. Em alguns casos, pode ser pedido CPF.
  1. Revise e confirme as informações. Verifique a taxa cobrada pelo serviço. Estando tudo certo, deposite o valor em Bitcoin no endereço informado. 

Feito isso, tudo pronto! O pagamento da fatura é confirmado em cerca de um dia útil.

Vantagens e desvantagens de pagar boleto com Bitcoin

As principais vantagens de pagar boletos com Bitcoin são as mesmas envolvidas nas finanças descentralizadas em geral: mais liberdade e autonomia. Você não precisa ter uma conta bancária para conseguir pagar suas faturas e não depende da autorização de um banco.

Além disso, a transação fica permanentemente registrada na Blockchain pública do Bitcoin, conferindo mais transparência ao processo.

Como desvantagem, há as taxas pela realização do serviço e o limite de valor que algumas plataformas estabelecem. 

Outro ponto de atenção é que, como a intermediadora é a entidade responsável pelo pagamento e a operação é feita na Blockchain, as operações não podem ser contestadas ou desfeitas e pode ser mais difícil conseguir um estorno caso seja necessário.

Por último, mas não menos importante, ressalto a importância de pesquisar pela reputação e seguridade do serviço antes de informar seus dados e depositar suas criptomoedas!

Procure saber o que está sendo dito sobre a plataforma, feedbacks de antigos usuários e recomendações de influenciadores do setor de criptomoedas. Preze por sua segurança!

E aí, o que você acha dessas alternativas? As formas de utilizar o Bitcoin são sempre levantadas em meus vídeos e dúvidas em minhas redes então, gostaria de saber de você agora, está preparado para começar a utilizar as criptomoedas para pagamentos em seu dia a dia? 

Nos vemos em breve!

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Assine nossa newsletter

Deixar o seu e-mail aqui te deixa um pouco mais perto da independência financeira. Bora enriquecer?

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.