Bacen: Entenda como funciona o Banco Central do Brasil

foto do banco central e do logo do bacen

Navegue pelo conteúdo

Banco Central foi criado em 1964 no período da Ditadura Militar com o intuito de centralizar a autoridade monetária e assim obter um controle mais efetivo da inflação e do mercado financeiro.
 
 
Atualmente, o Bacen como também é conhecido, tem a missão de garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.

Leia também: Como sair das dívidas e começar a investir?

O que é o Banco Central?

Trata-se de uma autarquia federal ,ou seja, é uma entidade independente que não é subordinada a nenhum órgão, porém está ligada ao Ministério da Economia e trabalha sob supervisão do Governo Federal.
 
 
Sendo ele a maior instituição financeira do Brasil, o Bacen tem autoridade para implementar políticas que garantam a estabilidade da economia do país.
 
 
Desse modo, certifica-se o funcionamento pleno do sistema financeiro e também protege a política monetária do país.

Como funciona o Banco Central?

Banco Central é responsável por diversas decisões de extrema importância e que resultam em impactos diretos na vida de todos.
 
 
Ele regulamenta o mercado financeiro e protege nossa moeda para garantir o poder de compra, além de ter o papel de fiscalizar todas as instituições financeiras do país.
 
 
Esse modelo de Banco Central que tem como objetivo trazer estabilidade ao mercado financeiro e proteger a economia já funciona em diversos países há muito mais tempo, como o Bank of England (BoE).
 
 
Bank of England é o Banco Central mais antigo do mundo, tendo também o Federal Reserve (Red) dos Estados Unidos, que é considerado o Banco Central mais poderoso do mundo.

Qual a função do Banco Central?

Bacen funciona também como um “banco do governo”, tratando o financiamento dos gastos públicos da União assim como as reservas do Tesouro Nacional.
 
 
Mas além disso ele é responsável por diversas outras funções, veja agora em detalhes quais são:
 
 
Controlar a Inflação: Para preservar o valor do dinheiro e manter o poder de compra, o Banco Central tem como objetivo controlar a inflação, respeitando a meta colocada. Para isso, ele cria políticas voltadas às taxas de juros (Selic) e às condições de liquidez da economia.
 
 
Fiscalizar instituições financeiras: Supervisionar e regulamentar todas as instituições financeiras para garantir que todos os bancos, corretoras e afins sigam as regras do Banco Central.
 
 
Emitir dinheiro Nacional: o Banco Central realiza todo o processo, desde a impressão de nossa moeda oficial até ser responsável por determinar quanto será produzido e como será sua emissão e circulação.
 
 
Além disso o Banco Central realiza diversos outros serviços e informações como:
 
 
  • Planejamento do cartão de crédito – Assim você pode saber qual a melhor maneira de quitar uma dívida do cartão.
  • Dados de tarifas bancárias – Compara as diferentes tarifas dos bancos.
  • O valor de taxas prefixadas na compra e venda de bens e veículos, cartão de crédito, crédito pessoal e outros serviços bancários.
  • Cotação de moedas estrangeiras.
  • Promove artigos informativos sobre moedas de diversas nacionalidades.

Bacen - órgão controlador do sistema financeiro nacional

Banco Central compreende muitas responsabilidades importantes quando o assunto é economia, ao mesmo passo que educa a população quando se trata de finanças.
 
 
Bacen influencia fortemente nas decisões sobre inflação diante à moeda, portanto, suas decisões afetam a vida de nossa sociedade.
 
 
Para quem deseja aprender mais a respeito do mercado financeiro, conhecer esse órgão é algo crucial, bem como entender o seu papel dentro da economia.
 
 
Espero que esse post tenha te ajudado!
 
 
Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.