6 dicas para arrumar emprego usando o LinkedIn

Ilustração de homem de terno segurando logo do LinkedIn

Navegue pelo conteúdo

Continua após publicidade

Que o Brasil, enfrenta uma crise em desemprego isso todo mundo sabe, cada vez está mais difícil arranjar um emprego, mesmo para quem possui nível superior e experiência na área, mas não são todos que estão em busca de uma oportunidade de emprego e conhecem o LinkedIn, essa rede que está disponível em diversos países e vários idiomas diferentes, o que te permite achar vagas até mesmo em outro país.

 

 

O LinkedIn é uma rede social em que você faz contatos e consegue ter acesso a vagas de emprego, aumentar seu networking, é a maior plataforma de publicações profissionais e te aproxima de diversas pessoas renomadas.

 

 

 Ele existe desde 2003, mas ainda não é tão comum, contudo, irei te apresentar vários motivos do porquê fazer sua conta no LinkedIn e como arrumar emprego pelo LinkedIn.

1- Mantenha sempre seu perfil atualizado e o máximo possível completo

Pessoa segurando celular com linkedin aberto

Atualize se você mudou de emprego ou se as suas funções no emprego atual aumentaram; adicione os cursos que fez ao longo do caminho, eventos que participou e trabalhos voluntários;  outro ponto em como arrumar emprego pelo LinkedIn é atualizar a foto se já faz muito tempo que você está com ela, e escolha uma foto que passe a imagem de alguém extremamente profissional.

2- Otimização do seu perfil nos motores de busca

Ilustração de pessoas conectadas ao Linkedin

Utilizar palavras chaves pode fazer diferença para que encontrem seu perfil nas pesquisas, e conseguir emprego pelo LinkedIn, então tente sempre trabalhar as palavras chaves ao preencher seu perfil, nas publicações, nas buscas por vagas de emprego e até mesmo nos comentários.

 

 

Depois de pesquisar por uma vaga de emprego, é possível gravar os resultados e configurar a plataforma de modo que o LinkedIn irá te enviar e-mails sempre que encontrar uma vaga parecida, que contenham aquelas palavras chaves, por isso também é muito importante checar seu e-mail diariamente, não perca uma oportunidade por simplesmente não ter olhado seu e-mail constantemente.

Continua após publicidade

3- Siga as empresas que possui interesse

foto de várias pessoas conectadas a uma rede de computador do linkedin

Assim como no Instagram você segue os seus amigos, no LinkedIn é hora de abusar e seguir várias empresas que você gostaria de trabalhar, assim irá receber as vagas de emprego que eles postarem e ainda fica atualizado sobre o que está acontecendo ultimamente naquela empresa, então ter esse contato mais próximo, com certeza te atrai das vagas de emprego.

4- Traduza seu perfil para outros idiomas

Celular com aplicativo do Linkedin

Se você domina uma outra língua, como o inglês por exemplo, crie seu perfil também no idioma estrangeiro, assim você tem acesso a outras vagas de emprego e quando alguém que fala o outro idioma entrar no seu perfil poderá te conhecer; não basta somente colocar que possui um curso de inglês, é preciso deixar seu perfil pronto naquele idioma. Para fazer isso basta ir em ver perfil como e optar por criar perfil em outro idioma e aí você vai traduzindo seus dados.

5- Participe de grupos

Ilustração de diferentes perfis de pessoa no Linkedin

Nos grupos de seu interesse você consegue ter acesso as vagas de emprego e ainda fazer conexões importantíssimas para sua carreira. Não tenha vergonha de se expor nos debates e trazer seus comentários sobre as temáticas discutidas, afinal, quem não é visto não é lembrado e as vezes pode ser por um bom comentário que um recrutador vai te notar e chamar no privado.

 

 

Isso vale para interações no geral, quanto mais você falar, mais seu perfil pode aparecer para alguém, então parabenize aquele colega que conseguiu um novo trabalho, parabenize os aniversariantes do dia, reaja as publicações, nem que seja pelo menos com um curtir ou compartilhar.

6- Produzir conteúdos

ilustração de pessoa com notebook produzindo conteúdo para o Linkedin

Esse é um recurso que a maior parte dos usuários não utiliza, mas que pode ser sua carta de apresentação para um recrutador que estava rolando o feed e viu sua publicação.

 

 

Com essas publicações no estilo de blog você ganha credibilidade e é visto como alguém que domina o tema, o que pode ser um grande diferencial na hora de comparar os candidatos.

 

 

A partir de agora, seguindo todas essas dicas de como arrumar emprego pelo LinkedIn tenho certeza de que os recrutadores irão notar você.

 

 

Lembre-se que o seu LinkedIn é como se fosse sua vitrine pessoal e quanto mais caprichado estiver, as chances de alguém parar e apreciar sua vitrine são grandes.

 

 

Nos vemos em breve!

 

 

Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!

 



Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Simuladores Financeiros

Fique de olho
Você vai gostar

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.